sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Estatismo e o desenvolvimento das políticas nacionais de Comunicação.


A partir de análises feitas em textos com a temática das políticas nacionais de comunicação, fatores são construídos para que métodos de adoção dessa política se concretizem. Desde o descobrimento do Brasil, alterações na comunicação e na forma de se comunicar aconteciam de forma inesperada e em alguns casos modificando a cultura local de um território, modificação esta por exploração e domínio de povos sobre outros ou mesmo por fatores de desenvolvimento no âmbito econômico,cultural,político e principalmente tecnológico.
A falência de um modelo de socialismo real, proposto em temáticas históricas anteriores é de importante valia para constatar mudanças na forma de estabelecer diálogos e leis que afirmem direitos e deveres no que se diz respeito à comunicação e liberdade de imprensa.
Uma comparação é claramente exposta no que diz respeito a poder de comunicação e dos veículos que a utilizam. Esta comparação é feita em relação ao sistema estatal e o sistema público. O sistema estatal apresenta idéias de possuir um sistema de rádios e televisões educativas para proliferar idéias a todo território, sendo que essa educação seria construída pelos diretores e coordenadores destes grandes grupos, podendo conter influencia de pensamento dos mesmos. O que não ocorreria no sistema público em que se é proposto uma liberdade de imprensa global e da comunicação em que todos os indivíduos seriam a comunicação, desde pessoas isoladas, a sociedades civis, sindicatos promovendo embates sobre instituições estatais. Este sistema público seria associativo, cooperado e sem fins lucrativos, o que concluiria em um processo de total descentralização de poder e extrema liberdade de pensamento.
O Estatismo como doença senil do esquerdismo escrito por Murilo César Ramos, expõe um pensamento em que o autor considera o Estatismo como uma doença e que essa doença se proliferava a partir de ideais políticos de esquerda. Este pensamento ideológico e que faz referencia a política serve de pensamento para futuras abordagens no que rege a constituição e as propostas dos candidatos ao governo e presidência do país.
Esta abordagem servirá para determinar a linha de pensamento dos candidatos nas políticas nacionais de comunicação, e se os políticos estão agindo de acordo com essa doença senil ou planejando projetos de comunicação ampla e de livre expressão de pensamento e debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário