quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Um pouco da Itália em São João!



O Festival Ponte entre culturas movimentou a colônia do Giarola neste último domingo, 29, com o espetáculo de Teatro e Ópera do Grupo Amarcord. Em um cenário de fortes culturas Italianas, o movimento cultural se apresentou. A Cia Italiana de Teatro e Ópera é uma companhia itinerante que percorre o Brasil resgatando e fortalecendo as comunidades de imigrantes Italianos.

Em 03 de dezembro de 1888, São João del Rei recebe imigrações italianas precisamente no dia 13 de dezembro. A margem do Rio das Mortes que corta a cidade foram introduzidos núcleos sendo que a direita denominado até hoje como Marçal e a esquerda os núcleos Teodoro, atualmente Giarola, Felizardo e Recondengo. Estes núcleos se tornaram propriedade definitiva dos imigrantes em 1896, predominando nestes locais, o cultivo de flores, frutas legumes além da fabricação de massas caseiras que abastecem o mercado local e também transportadas para o Ceasa em Belo Horizonte.




Juntamente com a Cia teatral itinerante, a APRAFAC (Associação de Produtores Rurais e Agricultura Familiar das Colônias) promoveram um almoço tipicamente Italiano com variados tipos de massa e um bom vinho que serviram de aperitivos para o espetáculo marcado por encenações do povo Italiano além de cantarem por quase duas horas árias como “O sole mio” - Di Capua, “La donna e`mobile” - “Rigoletto” (Verdi), e “La donna e`mobile” - “Rigoletto” (Verdi)

O presidente da APRAFAC Adriano Ribeiro Almeida se diz muito feliz em conseguir promover este espetáculo que engrandece um povo tão guerreiro que venceu e atingiu suas metas. “A tradição Italiana não pode se perder, a gente percebe que ela vem diminuindo, mas oportunidades como estas são de extrema importância para fortalecer esse povo” diz Adriano.



O Festival, pela primeira vez em São João del Rei alegrou o público em sua maioria crianças que começam a conhecer a cultura e de Avós que passaram por muitas experiências na cidade. Adriano diz que eventos assim já aconteceram na colônia do Giarola, mas eram apenas encontros e almoços’’. Essa é a primeira vez que o almoço Italiano é regado a Ópera e teatro e esse é o primeiro de muitos que virão. “Espero que os parceiros que nos ajudaram neste momento, continuem nos apoiando” ressalta o produtor.

A senhora Ivone da Conceição Giarola, neta de Severino Giarola, um dos primeiros imigrantes Italianos a chegar ao Brasil, se diz muito feliz e realizada por presenciar um evento tão maravilhoso como o que está vendo. “Nossa, é uma beleza, ver tantas gerações unidas para festejar a tradição italiana, fico muito emocionada. A organização está de parabéns”

“Em uma historia de problemas conjugais entre imigrantes, Guilherme Giarola e sua família resolvem empenhar todas suas economias e heranças na construção da capela de Nossa Senhora das Mercês na Colônia do Giarola, o que deu mais um incentivo, agora religioso aos tantos Italianos que buscavam tranqüilidade”, conta Ivone.



O Grupo se apresentou em Barbacena e São João del Rei nesse final de semana e percorrera em todo mês de setembro, mais regiões de Minas Gerais e também nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A programação completa e informações do festival são encontradas no site
http://www.festivalpalcoitalia.com.br.

Um comentário: