quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mudanças sociais e idéias força na visão do economista Rubens Ricupero


A visita do Ex-embaixador Rubens Ricúpero na ultima terça-feira, 10, no anfiteatro da UFSJ, revelou mudanças significativas na economia do país principalmente após o fim do período de ditadura militar em que o Brasil enfrentou.
Ricupero afirmou que o crescimento e expansão da UFSJ se deram por políticas de crescimento econômico e poder de compra tendo perceptíveis diferenças entre o período em que a instituição se denominava Funrei e a atual Universidade Federal de São João Del Rei.
´´ É maravilhoso ver esta conceituada universidade levando o nome de Tancredo Neves em um de seus Campi, o maior presidente que o Brasil nunca teve ``, disse Ricúpero elogiando a Universidade e seu rápido crescimento econômico.
Nas inúmeras viagens realizadas pelo assessor em companhia de Tancredo Neves, uma delas apresentou maior importância por apresentar relatos graves sobre a situação cambial do mundo além das negociações com o FMI e divida externa que na época era o que mais preocupava os economistas brasileiros. Neste período de declínios e apogeus após a ditadura, em pleno plano cruzado, Ricúpero esteve em São João Del Rei e na ocasião foi elogiado pelos moradores em razão do plano econômico adotado. ´´A inflação chegava a 55%, quase 2% ao dia assustava toda uma população acostumada com planificações estáveis, disse o assessor.
´´ Como pretendia combater a inflação aumentando o poder de compra, Tancredo tinha uma consciência social aguçada; tenho certeza de que a contribuição seria muito mais avançada e com intuito de resolução de variados problemas ``, cita o diretor de economia da FAAP sobre a presidência de Tancredo caso fosse concretizada.


Mudanças na economia

O assessor internacional de Tancredo Neves (1984-1985), retorna à São João Del Rei com intuito não só de divulgar seu livro mais recente ´´Diário de Bordo - A viagem presidencial de Tancredo `` mas também de expor suas decisões econômicas do período que influenciou a forma de planificação do plano Real oficialmente lançado em 1994 e ainda hoje moeda do país.
Segundo Ricupero, o período em que os jovens atualmente vivem, são de importantes decisões como a redução da pobreza e desigualdade de renda, sendo um momento de maior esperança dos últimos vinte e cinco anos.


Idéias força e Ética


Merecem destaque ainda as citações de idéias força, que resumem o ideal humano para o ex-embaixador. Direitos humanos, igualdade entre mulheres e homens, meio ambiente e o desenvolvimento de todos justificam a vivencia do ser e sua forma de lidar com os déficits e superávits econômicos tão variáveis nesses momentos políticos; terrenos que para Ricúpero não são de sua seara, mas que precisam sempre ser enaltecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário