quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tom Zé Perfil.

Cantor e Compositor


Antônio José Santana Martins,o tom Zé de Irará;Bahia é a cultura em pessoa,, Casado com
participou de um período importantíssimo da historia e cultura brasileira,o tropicalismo.Se destaca em meio a multidões por seu jeito irreverente e com arranjos alternativos sendo conhecido e renomado pelo Brasil e até em países da europa.

Tom Zé nasceu em irará em 1936 e mesmo em uma infância difícil no qual era até proibido de ler gibis,se tornou o músico mais inventivo do Brasil,pois a partir de sua genialidade tortuosa e de sua inúmera qualidade de modificações conseguiu adeptos de seu trabalhos em todo o mundo.De quem se considera um péssimo compositor,se mantém coerente até hoje - afastado das multidões brasileiras por malvadeza do destino.Para ele a escola era uma forma de viver a vida como diz a seguir: “Meu professor Artur realmente abriu minha alma, lá na na escola pública de Irará. Ele era ecologista, falava do sol , da beleza de viver. Cada palavra repercurtia no meu coração como um símbolo de alegria”
Os professores continuavam lhe dando ânimo para estudar. Ao contrário de sua família, que nunca lhe tratava como uma pessoa com futuro,Mas tudo que sempre queria e não podia ele aprendeu na faculdade de música que cursou na Bahia.Graças à escola pública, Tom Zé estudou teve a chance de sonhar e conquistar coisas novas. O músico encontrou nos estudos a possibilidade de crescer culturalmente e profissionalmente.
Nos anos 60, participou ativamente do movimento musical conhecido como Tropicália e se tornou uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil ate ser excluido ,por alguns uma forma de auto exclusao e para ele uma forma de ofuscar algo que o Brasil precisava. Tom Zé passa uma fase negra de 16 anos, na qual ficou sem gravar no Brasil, mas vive seu momento mais feliz. Passa por dificuldades financeiras, cai em depressão.
Em seus shows,Tom não tem nada enganjado, tudo muda, caindo uma lâmpada ou passando um avião lhe dá uma sensação de estar vivo.Ele também se preocupa em escrever textos em línguas diferentes para fazer apresentações em públicos europeus.Tom Zé,um exemplo de artista, um exemplo de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário