domingo, 20 de março de 2011

“O teatro é de todos e para todos”



O Teatro Experimental é um movimento contemporâneo que apresenta uma crítica ao modelo de teatro burguês, dando voz a uma necessidade que atende a realidade contemporânea, e sendo auto- reflexiva, crítica, eclética e alternativa. “Queremos experimentar coisas, reciclar, dividir, trocar e fazer”, é assim que Kaike Barto descreve os objetivos do recente grupo de Teatro T.E.U., formado por estudantes da UFSJ.
O grupo, que surgiu do anseio dos universitários em participar do Festival Estudantil que aconteceria em Barbacena, reuniu à bagagem dos seus onze integrantes em trabalhos anteriores, dando corpo à primeira montagem “Que Seja Doce”. A peça, elaborada pelo auxilio de textos fortes e extremamente expressivos, da obra de Caio Fernando de Abreu, com elementos do Teatro Contemporâneo, misturando música, dança e teatro.
O nome T.E.U. (Teatro Experimental Universitário) nasceu devido à necessidade de uma nomenclatura para participar do Festival Estudantil e, segundo Kaike, pela brincadeira ao fim das apresentações com a plateia: “Esse é o Teu grupo!”, sugerindo a ideia de coletividade para com os espectadores.
Os ensaios geralmente acontecem no Campus Tancredo Neves e recentemente, com o amparo da professora Ana Dias, o grupo conseguiu o auditório do Campus Dom Bosco para seus encontros. As melhores ideias, segundo o grupo, são elaboradas nos encontros informais que acontecem nas casas de amigos.
Conquistas
O grupo foi destaque no Festival de Teatro da cidade de Lamim (FESTEMIM) que contou com grupos de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Cipotânea, Betim, Congonhas e Rio Espera. Conquistaram 7 prêmios, dentre eles Melhor Direção/Categoria Adulto, Melhor Direção/Categoria Alternativo, Melhor Espetáculo/Categoria Adulto, Melhor Espetáculo/Categoria Alternativo, Melhor Trilha Sonora, Melhor Atriz (Aline Monteiro) e Melhor Ator (Kaike Barto), e ainda indicação a Melhor Figurino. Os integrantes do grupo agradeceram ao reitor Helvécio Reis pelo apoio e também todos que colaboraram para essa premiação.
Com participações em festivais em vista, inclusive uma grande proposta interestadual, o Grupo T.E.U. recebeu convites para apresentar em Viçosa, Juiz de Fora e Belo Horizonte. “Esperamos poder em breve, apresentar em São João del-Rei”, confessa Kaike.

Um comentário: