quarta-feira, 17 de março de 2010


Perder um furo ou perder a ética?

Em contextos parecidos e ao mesmo tempo tão distantes em seus desfechos,filmes como ´´O custo da coragem`` e ´´Todos os homens do presidente`` merecem uma análise comparativa quanto ao seus preceitos éticos e a postura jornalística adotada em ambos os casos,juntamente com conceitos da Professora de Comunicação Ester Kosovski sobre o tema Ética,imprensa e responsabilidade social.
Em o custo da coragem,a jornalista Verônica Guerin investiga o trafico de drogas em Dublin-Irlanda e vai a fundo sem medir conseqüências ao buscar fatos e relatos que resultassem em uma bombástica matéria jornalística,alem de mudar com a historia de trafico existente e nunca divulgado.Com isso ela coloca em risco a própria vida e da família para solucionar o caso,resultado: morte de Verônica e uma família destruída em meio a fatos distorcidos,uma ética extremamente ferida durante sua trajetória e seu nome ao meio de um sucesso gerando mais atenção aos crimes e ilegalidades do local.Em todos os homens do presidente segue uma demonstração bem clara de uma rotina jornalística e de investigação.O filme retrata a história do escândalo Watergate onde dois jornalistas do jornal The Washington Post tentam, a todo custo, impedir que o então Presidente dos Estados Unidos Richard Nixon continue a governar o País.Bob Woodward e Carl Bernstein apuram profundamente a essência dos fatos até atingir o objetivo.
´´ Categoria das mais importantes de vitimas de imprensa é o das pessoas a respeito de quem se noticiam fatos falsos sem maior investigação,levianamente,sem testar as fontes,atingindo a sua honra,crime e,antes de mais nada,mesmo com o risco de perder um furo...perseguindo insistentemente a verdade ``;este fragmento de Ester Kosovski,mostra já de cara a falta de ética da jornalista Verônica Guerin em o custo da coragem,onde tomada de sedes e vontades acusa e publica com fontes nada fidedignas o que acontece em Dublin pois estava em um jogo de mentiras e trapaças por onde passava.O que já não se pode dizer dos jornalistas Bob e Carl que mesmo em tempos de censura conseguiam retirar informações e as testavam para não meter os pés pelas mãos e utilizando de frases como “Se não for verdade nós nos demitimos” para garantir a seu editor chefe que poderia ter confiança na veracidade dos fatos.Mas mesmo assim,os jornalistas do Washington Post em ´´Todos os homens do presidente`` abusam da sorte e pecam em alguns fatores que a ética esta diretamente relacionada dois equívocos no proceder dos jornalistas, descritos nas reportagens que derrubaram o Ex presidente Nixon O primeiro deles foi o de usar em sua maioria métodos dedutivos ate descobrir quem eram os cinco arrombadores. O segundo erro foi o de confiarem quase que exclusivamente em uma só fonte, a do denominado ´´Garganta Profunda.``.
Não teria o mesmo desfecho se não fosse falado a respeito do direito de privacidade exposto por Ester Kosovski não respeitado no filme ´´ Todos os homens do presidente`` quando o direito de informar conflita com direito a privacidade e cabe ao senso ético do jornalista nao invadir a privacidade pois é caracterizado como crime e fere a constituição,os jornalistas em meio a censura insistiam e entravam em lares de famílias para conseguir algum resquício de informação.Já em o custo da coragem,o que se vê são relatos de boca em boca o que nao interfere na privacidade pois a maioria das informações conseguidas por Verônica vinham de um suposto aliado.A ética tão importante como um dever do ser humano e do jornalista contrasta com a matéria,o ´´status``e a gloria,perder algo tão precioso para lutar por algo não tão concreto?

“THE REVOLUTION WILL NOT BE TELEVISED”.


O texto retirado do site www.g1.globo.com com a manchete “Nova emissora estatal da Venezuela é cheia de propaganda do governo” juntamente com filme “The Revolution will not be televised ” dirigido e fotografado pot Kim Bartley e Donnacha o’Brian (Irlanda,2003), serviu de comparativo quanto ao uso da linguagem e política para representar Chávez e seu governo.
Inspirado em Símon Bolívar, Hugo Chávez comanda a Venezuela sob pressão e fascínio do povo que na maioria se mostra apaixonado pelo governo e pelo governante. Chávez após a constiuição de 1989 conscientizava o povo pelos seus direitos, além de dar espaço ao público com o programa Alô Presidente, escutando a população e processando em média de 300 por dia dos mais variados , seja pedidos de tijolos e areia até uma casa inteira. A população recebia incentivos e a comunidade agia em forma de cooperação.
A mídia tratava tal situação do governo Chávez com a de Fidel, citando teorias sexuais Freudianas e de insanidade mental, neutralizando a campanha revolucionária.
Hugo Chavez luta contra o terrorismo mas sem mortes se diferenciando de exemplos como Afeganistão, onde o mesmo até cita frases como “Não se pode responder ao Terror com mais Terror”. Para os EUA Chávez e a Venezuela são vistos como fontes de petróleo e que Chávez seria um terrorista aliado as FARC. Com movimentos denominados Oligarcas Tremei e Viva a Liberdade, explode a participação política de Hugo Chávez , tendo o povo vendo governos anteriores fechando portas diferente do governo de Chávez com direitos as pessoas.
Para os anti-Chávistas, seria uma revolução ultrapassada de totalitarismo e que não conseguiria nada.Os anti-Chávistas apresentavam manifestações mandando Chaves embora para Cuba com seu amigo Fidel,afirmando que a Venezuela não precisava disso e que o país acabaria se transformando em outro,Cuba.No país surgiu uma divisão bem delimitada entre Pedro Carmona, empresário que tem o objetivo de restabelecer a igualdade juntamente com a parcela da população que culpa as mortes acontecidas nos confrontos a Chávez e sua arrogância versus Hugo Chávez e seus Chavistas e exercito felizes e aptos a luta pelo governo a qualquer preço.
O palácio de Miraflores é o palco do confronto onde a oposição toma o poder,todo filmado e com cobertura da TV Venezuelana Venevision. As favelas Venezuelanas saíram as ruas para tira-los do golpe e colocar Chávez de volta.Suas frases´´ Chávez não renunciou,esta seqüestrado``, ´´Carmona Ladrão``, ´´Queremos Chávez``, ``Violaram a Consituição``.O governo de Chávez toma posições estratégicas e toma posições estratégicas e toma o governo nacional com tropas.
A TV na época de Carmona foi proibida de estabelecer contato com o público,o que voltaria ao normal apenas na volta de Chávez,volta esta que tem cunho apelativo com Chávez se dizendo incomunicável neste tempo de retaliação e com angustia e vivas a constituição e afirmando que o povo não será envenenado com mentiras.O cenário político venezuelano continua conturbado e as propagandas governamentais de Chávez aumentam a cada dia. O fato é que Hugo Chávez não é bem visto pelos elitistas ou capitalistas já que adota uma postura de ditador popular freando possíveis dominações políticas do 1º mundo.
Já no texto ´´ Nova emissora estatal da Venezuela é cheia de propaganda do governo `` foca a questão dos estudantes nas ruas de Caracas protestando contra o fim das transmissões da Venevision e marca a emoção no estúdio da RCTV onde funcionários se Reuniram esperando o fim da ultima transmissão até a saída do ar.Mostra também a influencia massante de Chávez na TV falando mais de mil horas em cadeia nacional desde que assumiu o poder,média de três horas por dia. A população diz que Chávez estabelece políticas democráticas,mas o que não sabem é que são vitimas de manipulação de massa agindo a teoria hipodérmica em cima de cada pessoa. O que há na Venezuela já aconteceu em muitos outros locais,influencia de uma só pessoa,Hitler,Mussolini,Aécio Neves?Hugo Chávez!