sábado, 12 de junho de 2010

A Percepção da Forma de um Espaço: Os Aspectos Positivos do Espaço Negativo


Betty Edwards

A composição é uma forma de arrumar os desenhos pelo artista. Apresenta elementos positivos sendo objetos ou pessoas e negativos, constituídos de áreas vazias que em um todo criam o formato das imagens.
Os principiantes esquecem das margens e só pensam no tema, não descobrindo o espaço real e ilimitado que o desenho possui. Este esquecimento é o causador dos problemas de composição das figuras. O maior problema de composição seria não unificar espaço e formas, deixando-os sem uma configuração adequada.
Uma passagem da autora americana em seu livro: ´´A preocupação com as coisas parece suplantar a visão mais holística do mundo que caracterizava as crianças, um mundo em que tudo é importante,inclusive os espaços negativos do céu, do chão e do ar.`` Em suas demonstrações, conclui-se que os objetos e os espaços que estão ao redor do foco, se ajustam como um quebra cabeça. Fazendo referência ao processamento de informações do hemisfério esquerdo, a autora afirma que esta região do cérebro não identifica nome e espaços vazios de uma paisagem, sequer suas categorias. Para um bom desenho, o hemisfério direito é o mais adequado.
Intertextualizando desenho e poesia, o poeta John Keats escreve que para compreender bem a poesia e suas especialidades é necessário uma ´´ aptidão negativa`` capaz de construir uma arte estranha e complexa,recheada de incertezas, o que é necessário para a produção da informação, iniciada na retina do espectador.
Em um dos exemplos citados, Edwards, ao desenhar o vazio para desenhar uma coisa, dois desenhos são construídos, possuindo espaços internos vazios mais claramente retratados. A composição fica bem feita, pois mesmo sem os espaços internos preenchidos, o nível de importância é o mesmo, pois se unificam.
Em desenhando com o lado direito do cérebro, a autora acredita que ao desenhar as formas dos espaços, o lado sem tanta percepção artística (esquerdo), passa a não se intrometer no direito que passa a ter seu trabalho dinamizado. A batalha cognitiva da percepção explora a situação de conflito quando o principiante a partir de uma informação visual põe no papel ou tela a cena observada.
Desenhando apenas as formas dos espaços negativos, o desenho sairia muito melhor, um traçado mais confiante e com mais facilidade, pois a partir do momento em que faz uso do artifício de visualizar os espaços vazios e não os preenchidos, a região esquerda se abstém. Só assim o conflito é resolvido.
A pratica de desenhar uma cadeira consiste em desenhar a partir dos espaços negativos que ela apresenta. A partir deste exercício, o nome do texto é explicado, pois, o desenho desta pratica é todo fruto do lado direito do cérebro, no qual o lado esquerdo não participa desta construção e unificação dos espaços a partir dessas técnicas, aumenta a capacidade de ver claramente através do desenho e captar problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário