sexta-feira, 27 de abril de 2012

Quem espera sempre alcança ou se cansa.




Entrei em casa ontem e pensei comigo no quanto estava cansado, como tudo é tão difícil. O que precisaria  para obter sucesso em todos os âmbitos? Tudo sempre veio tão dificil, nunca soube dar valor as coisas, sempre encareci o que era muito barato e sem valor, sempre achei que o que era caro nao estava em minhas condições de obtenção. Os tempos ontem pareciam estar mudando.A esperança é um sentimento que motiva, que não deixa a "peteca cair", mas em momentos conturbados, ela derruba, pelo simples motivo da espera, do contar que pode acontecer, do achar que os sonhos, essas histórias e fábulas que saem de nossa alma, pudessem se tornar realidade.

Bem entrei em casa, mas esqueci que entrei por um caminho, que tem volta, que tem vida, só falta valorizar um pouco, mais isso tudo que tenho e que nao vejo, e isso tudo que posso mas não sei se devo, é um pedaço que nao sei respostas mas que está fazendo parte do meu interior.Que nao sai mais onde fica e como se alimenta. Confuso? Imagina viver isso.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Tapetes efêmeros, emoções permanentes.



“É uma coisa impressionante. Lindo mesmo.” Marilete*  

O período da Semana Santa na cidade de São João Del rei em 2012 foi marcado por um atrativo que há anos encanta os Sanjoanenses. Coloridos e emocionantes, os tapetes de rua atraíram muitos turistas e moradores da cidade. Realizado na quinta feira (04) e sexta feira santa (05) dias, os tapetes no largo do São Francisco foram organizados e confeccionados pelo grupo Atitude Cultural (projeto que realiza inúmeros, eventos sócio-culturais e pesquisas junto ‘a comunidade e região), juntamente com a participação de crianças, artistas locais e da comunidade.
Atuando desde pequeno nos tapetes de rua, Hugo Haddad cria mandalas centrais nos tapetes há cinco anos. O estudante de Engenharia Mecânica da UFSJ comenta que sua mãe o incentivou a fazer os tapetes. “A tradição é muito bacana, nem só os artistas que estão fazendo, mas, muita gente vem ajudar, quem quiser podia ter ajudado.  É uma causa que é feita em união, na qual todos que querem participam”.
Com meses de antecedência, os tapetes começam a ser planejados, com estudos de um novo tema, desenhos milimetricamente esboçados, o que faz da arte de sua confecção, uma grande manifestação da fé e da cultura nacional, que valoriza as tradições religiosas expressivas da história.
É o primeiro ano que Clélia Regina Rodrigues participa da confecção dos tapetes. Artesã há muito tempo ela diz que a arte está no sangue. “A confecção de tapetes é uma tradição milenar, dos tempos e Cristo. Aqui na cidade começamos a recuperar isso há mais ou menos 12 anos. Está acabando tudo, queremos resgatar.” Comenta Clélia.

Turismo Cultural
“É um atrativo para todos os turistas, não só brasileiros, mas também do exterior. Os tapetes e as cerimônias são lindas, acontecem coisas que não vemos em nenhuma parte do mundo.”Nilton Rios, turista,sai de Belo horizonte e vem todos os anos para São João del Rei no período da Semana Santa, mesmo não tendo família na cidade. Nilton ressalta a importância da valorização da cultura e que a tradição da cidade é interessantíssima. “São João del Rei está e parabéns! Este é o primeiro ano que acompanho a confecção, porque sempre via os tapetes prontos. Estou achando maravilhoso. O mais interessante é ver a participação a juventude. Estou com a máquina e vou registrar tudo. Comenta Nilton.

Arte correndo nas veias
            A Coordenadora do Atitude Cultural, Alzira Agostini Haddad, ficou muito satisfeita com a realização dos tapetes de rua  desse ano. "Eu fiquei muito feliz, achei muito bonito... O trabalho, todo mundo trabalhou super bem, foi ótimo.”
A produção destes tapetes é uma tradição que, ainda hoje, permanece presente em várias cidades mineiras que foram fundadas durante a colonização Portuguesa nas Minas Gerais. Com tradição herdada dos Portugueses e Açorianos, os tapetes de borra de café, serragem, areia, flores e outros materiais são criados com inspirações religiosas, enaltecidas pelo período da Semana Santa.
            O escultor Sanjoanense Fernando Pedersini participa desde 2000 dos tapetes de rua de São João del Rei. Fernando vê que atualmente o apoio e admiração pela arte adquiriram um campo “cem vezes maior” que antigamente. “Já soube de muitos turistas que vieram a cidade de São João del Rei não só pela semana santa religiosa, mas sim pela “ARTE” dos tapetes.”
         Pedersini é amante da arte representativa e religiosa e acredita que para confeccionar os tapetes é preciso disposição, boa vontade, bom humor e sempre a consciência de que o que está sendo feito não é apenas para os que coordenam ou observam e sim por algo muito maior.
           
*Marilete Brito Nascimento é turista da cidade de Rondônia, primeira vez em São João del Rei.

Fotos 1,2,3,4 Rômer Castanheira
Foto 5 - Site São João del Rei Transparente.

domingo, 1 de abril de 2012

Primeiro de abril, um dia comum.






O @signos de hoje diz- Sagitário- palavra do dia - VERDADES!!! logo em primeiro de abril? putz. To f... mesmo. Próximo tópico?

Responda depressa quem se acha esperto: Quem sabe de tudo que é certo na vida? Porque que a cara feroz da mentira nos pode trazer tanta felicidade? E Porque que na hora da grande verdade, as vezes o povo se esconde e se esquece?