sábado, 9 de outubro de 2010

Debate sem muitos embates


A Rede Globo de televisão promoveu o último debate com os quatro candidatos à Presidência da República no ultimo dia 30. Participaram do debate os candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), candidatos até então com melhores colocações nas pesquisas de intenção de voto dos veículos de pesquisa e estatística do Brasil.
A Tv Globo realizou o ultimo ato de divulgação política do país pela data em questão (30 de setembro) ser o ultimo dia para debates e propagandas de acordo com o TER. O debate foi dividido em quatro blocos e o sistema de perguntas e respostas dava a entender que os candidatos por escolherem a quem perguntar, estavam questionando seus principais adversários, como forma de fortalecer estratégias.
O primeiro bloco foi marcado pela pergunta de Plinio Arruda (PSOL) a José Serra (PSDB), sobre a contenção de impostos e divida externa, pergunta inteligente a um candidato que tem seu partido PSDB como um dos maiores motivos de aumento da divida com o FMI, diminuída apenas no governo de Lula de 2002 a 2010.
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas com tema livre. Destaque para Marina Silva que estabeleceu o debate sobre ações em desastre naturais, o que deixou o candidato meio transtornado e não muito familiarizado com a questão. Outro destaque foi a primeira discussão educada entre os candidatos, Plinio de Arruda questiona Dilma Roussef em relação ao partido, se tem vergonha de seu partido por não divulgar seus candidatos a deputado e afins. Esta pergunta pareceu uma alfinetada a candidata que se saiu muito bem na resposta e além de tudo usou seu tempo para divulgar o que supostamente não vinha fazendo. candidatos, se tinha vergonha de seu partido.
No terceiro bloco, com temas sorteados foram questionados temas como habitação e novamente divida externa. Plínio questiona serra sobre o que o tucano mais sabe: saúde. Em sua tréplica, o candidato do PSOL afirma que se não fosse paga a dívida externa, o país teria dinheiro para investimento em saúde.
No quarto e último bloco Dilma questionou Marina Silva sobre sua avaliação a respeito de ações do governo federal diante de crises externas. Em seguida, Marina escolheu os programas sociais como tema para questionar José Serra. O debate foi morno e sem muitas discussões entre os candidatos que estavam em amizade cordial.
A platéia ovacionava o candidato do PSOL Plínio Arruda a todo o momento, por se tratar de um candidato que já não tinha chances de vencer a eleição, Plínio teve um posicionamento de ataque aos candidatos com um nível de educação muito elevado. O candidato afirmou que os três candidatos adversários estavam em um lado da sociedade e que ele estava em outro e que o País não iria mudar nada elegendo um deles. Já Marina Silva a cada momento expunha suas propostas de forma clara e sem ataque, um dos propósitos de sua campanha ter sido tão simples e ter atingido tanto efeito nas urnas.
Dilma Roussef que poderia garantir sua vitória no primeiro turno se manteve apática e não muito em casa, um dos fatores de sua apatia com certeza era a forma com quem a Rede Globo de Televisão regia o debate. O candidato José Serra(PSDB) terminava seu discurso pausadamente e ate com segundos a mais do tempo estipulado. Já a candidata Dilma Roussef tinha em seu ultimo segundo de direito um corte do mediador do debate William Bonner, claramente explicitada a posição da Televisão em relação a política Brasileira.
O formato do debate da rede Globo foi de candidatos perguntarem a candidatos, se jornalistas e cientistas políticos fizessem o questionamento, o debate não terminaria fraco da forma com que terminou, mas a Rede Globo de Televisão queria passar um papel de rede neutra e sem filiação partidária, o que claramente não o fez. José Serra em seu ambiente foi um dos que menos se destacou e a tevê encerrou o debate como qualquer outra hora do Brasil, beneficiados os outros três que não tinham a tevê como álibi.

domingo, 3 de outubro de 2010

Eleição virou brincadeira!!!





CONFIRA A LISTA DE CANDIDATOS DO MEIO ARTÍSTICO EM 2010:

Rio de Janeiro:

* WAGNER MONTES - candidato à reeleição ao cargo de deputado estadual pelo PDT

* MULHER MELÃO - candidata a deputada estadual pelo PHS.

- MYRIAN RIOS - candidata a deputada estadual pelo PDT.

* TATI QUEBRA-BARRAC0 - candidata a deputada federal pelo PTC.

* STEPHAN NERCESSIAN - candidato a deputado federal pelo PPS.
São Paulo:

* NETINHO DE PAULA - Candidato a senador pelo PCdoB.

* FRANK AGUIAR - tenta pela segunda vez uma vaga como deputado federal pelo PTB.

* BATORÉ - candidato a deputado federal pelo PP.

* JUCA CHAVES - candidato a deputado federal pelo PR.

* TIRIRICA - candidato a deputado federal pelo PR.

* RONALDO ÉSPER - candidato a deputado federal pelo PTC. .

* AGNALDO TIMÓTEO - candidato a deputado federal pelo PR.

* MULHER PÊRA - candidata a deputada federal pelo PTN.

* SIMONY - candidata a deputada estadual pelo PP.

* LECI BRANDÃO - candidata a deputada estadual pelo PCdoB.

* KLB - Franco Finato Scornavacca, Kiko, o irmão mais velho, é candidato a deputado federal. Leandro Finato Scornavacca, tenta o cargo de deputado estadual. Os dois concorrem pelo DEM.

Pernambuco:

* REGINALDO ROSSI - candidato a deputado estadual pelo PDT.

Distrito Federal:

JOAOSINHO TRINTA - candidato a deputado distrital pelo PTB.